Não acho válida a simples comparação dos dois sistemas construtivos pois existem, para cada tipo de construção, vantagens no uso de estruturas metálicas ou de concreto. Não deveria existir uma mentalidade competitiva, mas sim a de se tirar proveito do melhor de cada um dos sistemas, podendo ainda as soluções mistas serem as mais proveitosas, onde cada material é adequadamente utilizado num trabalho conjunto.
No caso de edifícios, onde mais se insiste em comparações, é quase impossível afirmar "a priori", que a estrutura metálica seja melhor ou pior que a de concreto. Cada caso deverá ser examinado tecnicamente, visando o satisfatório resultado de custo-benefício.
A tendência na área de construção é de aumentar a utilização das estruturas metálicas, ainda carente no Brasil por um fato cultural e histórico. Hoje em dia, a mentalidade está mudando, especialmente por parte dos arquitetos, que são sempre os grandes aliados dos sistemas construtivos.
Com a existência de fábricas maiores e de projetos mais sofisticados, aliados à maior experiência, a quantidade de estruturas metálicas para grandes obras tem aumentado.
- Aumento da área líquida com aumento de valor venal e locativo;
- Aumento dos espaçamentos entre colunas, aumentando a área útil nas garagens;
- Maior nº de andares para o mesmo gabarito, considerando vigas menos altas ou emprego de estruturas mistas;
- Maior facilidade de manutenção;
- Diminuição de patologias no decorrer do tempo;
- Menores riscos de alterações de previsão e demanda graças à rapidez de entrega;
- Maior valor residual (no caso de desmontagens) com reaproveitamento de todo material estrutural.
Ver comparativo de estruturas metalicas e estruturas em concreto, no site abaixo.
Paulo Alcides Andrade